Notícias

Warner enfrenta processo de US$900 milhões por quebra de direitos autorais na franquia Invocação do Mal

Compartilhe! 03 de Abril de 2017

A franquia Invocação do Mal e seus derivados são um sucesso, mas pode render graves problemas à Warner Bros. Autor do livro "The Demonologist" (1980), Gerald Brittle acusa o estúdio de infringir o acordo de exclusividade fechado com Ed e Lorraine Warren em 1978, ainda válido. Segundo a parte queixosa, uma simples busca sobre os direitos da obra seriam suficientes para a Warner saber que precisava "de sua permissão para produzir os filmes legalmente, e não de Lorraine".
 
"É muito difícil acreditar que um grande conglomerado como a Warner Brothers, com seu exército de advogados e pessoas especializadas em acordos de direitos de propriedade intelectual, não teriam descoberto o livro 'The Demonologist' ou os acordos relacionados a isso, ou Brittle", escreveu o advogado Patrick C. Henry II", num maciço processo de 355 páginas. O processo, que corre num tribunal federal da Virgínia, tem a Warner Bros., a New Line Productions, o cineasta James Wan e outros como réus.
 
De acordo com o processo, Invocação do Mal, Annabelle e Invocação do Mal 2 infringem os direitos autorais de Gerald Brittle. Com isso, a pedida do processo é absurda: 900 milhões de dólares. Segundo o escritor, ainda pesa contra os réus o fato de a New Line ter revelado explicitamente que não usara "The Demonologist" como fonte por não ter direitos sobre o livro.
 
"Os réus construíram uma franquia bilionária baseada em direitos que eles sabiam não possuir. Eles ignoraram esse fato 'inconveniente' e, mesmo assim, prosseguiram deliberadamente", declara Brittle. Seus advogados ainda tentaram impedir a Warner de seguir em frente com a franquia até entrar num acordo com o autor, mas o estúdio teria negado ao declarar que "os filmes não são baseados em 'The Demonologist', mas em 'fatos históricos'", informa o THR.
 
O próximo filme da bem-sucedida franquia de horror, The Nun, será lançado no dia 13 de julho de 2018.
 
POSSÍVEIS PRÓXIMOS LANÇAMENTOS
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODOS OS LANÇAMENTOS
© 2015 Cine Roxy Passos - Todos os Direitos Reservados.